O III Fórum Internacional de Pedagogia –  FIPED será realizado, em 2010, em Quixadá-Ceará-Brasil. Este tem o  objetivo de ser um ambiente de debate nacional e internacional, sobre a  pesquisa na graduação que congregue profissionais e estudantes de  Pedagogia e demais áreas da educação, visando assumir a causa da  articulação entre ensino, pesquisa e extensão também na Graduação em  Pedagogia e demais áreas de formación de docentes.
A criação desse espaço de discussão  começou a se delinear em decorrência da reformulação do currículo dos  Cursos de Pedagogia que dentre outra exigências, tem-se como  necessidades emergentes a compreensão dos professores universitários  como capazes de conduzir as aulas da Graduação em Pedagogia de tal forma  que os discentes possam articular, desde os primeiros dias de aula, o  aparato teórico da disciplina a um trabalho de investigação acerca de um  tema de seu interesse, possibilitando ao aluno exercitar a sua própria  palavra, dando os primeiros passos para a construção da autonomia  profissional e intelectual por meio da pesquisa.
A programação do FIPED se constitui de  conferências e palestras que serão realizadas por professores  convidados, nas quais enfocarão políticas e experiências de pesquisa na  graduação. Já as oficinas primam pela elaboração de um pré-projeto de  pesquisa individual, constituindo-se, portanto, em instrumentos  fundamentais para que o Fórum cumpra seu objetivo de criar um lugar no  qual o graduando se engaje sistematicamente na pesquisa. As oficinas  visam, portanto, a suprir uma lacuna específica percebida ao longo da  história do Curso de Pedagogia de que muitos alunos estudam em  Universidades em que a pesquisa não se faz ou está pouco presente.
Dessa forma, integrando o Fórum, estes  estudantes participam de palestras que discutem a importância da  pesquisa na graduação, interagem com colegas de outras IES, apresentando  suas pesquisas e, ao retornarem para suas instituições, levam, além do  debate e do relato do que presenciaram, o pré-projeto como algo concreto  sobre como começar sua efetiva participação na pesquisa.  Portanto, as  oficinas, integrantes do projeto geral do FIPED, visam a proporcionar um  espaço para os graduandos em Pedagogia se engajarem em um trabalho  pontual para obter, minimamente, a instrumentalização necessária para  iniciar suas pesquisas individuais. Dessa forma, o aluno deve ir ao  FIPED preparado para produzir, observando os eixos que se articulam na  oficina, a apresentação da área e a escrita de um pré-projeto.
Assim, evidencia-se, portanto, o mérito  desse Fórum na tomada de consciência da importância da pesquisa na  graduação, ao mesmo tempo em que se institucionalizam as práticas de  pesquisas na graduação em Pedagogia e demais licenciaturas, por parte de  muitos professores. Espera-se, que com a realização do III FIPED,  possa-se contribuir para que mais alunos se envolvam no processo de  investigação e para que aqueles que já estão envolvidos em tal processo  possam ter um espaço para problematizar suas pesquisas.
O I Fórum Internacional de Pedagogia –  FIPED aconteceu na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN –  Campus de Pau dos Ferros, nos dias 27 e 28 de novembro de 2008,  estruturado na discussão sobre a importância da PESQUISA e da EXTENSÃO  como elementos constitutivos da formação em Pedagogia e demais  profissionais da área de educação.
No ano de 2009 foi realizada a II versão  do Encontro na Universidade Estadual da Paraíba – Campus de Campina  Grande, no período de 25 a 27 de novembro, quando, assim como no Fórum  anterior, constitui-se em espaço para apresentação das pesquisas que  estão sendo desenvolvidas no âmbito da Graduação em Pedagogia e demais  áreas envolvidas com a educação e formação docente. Isto posto,  conscientes da importância da pesquisa e da extensão, o Fórum  permanecerá com sua atenção centrada na figura do(a) graduando(a) e,  através das atividades estruturadas para o evento procurará apresentar  a(o)s participantes alternativas de inserção no mundo da pesquisa e da  extensão, concebidas como base para a produção de um conhecimento  efetivo do contexto no qual os(as) futuros(as) profissionais estarão  inseridos(as).
Deste modo, as OFICINAS são espaços de destaque do evento e continuarão voltadas para elaboração de PRÉ-PROJETOS de pesquisa, oferecendo diretrizes e apresentando possibilidades de questões investigáveis, a partir das temáticas específicas tratadas em cada uma delas, objetivando mostrar a(o) graduando(a) o que e como se pesquisa em determinada área. Assim, o evento não discute uma temática específica, mas todas as questões relacionadas à educação brasileira, e de outros contextos similares, da Educação Infantil ao Ensino Superior.
Em termos gerais, pretendemos contribuir  para a efetivação de modelo de universidade, capaz de desenvolver, na  sua plenitude, as suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e  produção cultural, pois almejamos ser, também a graduação, um espaço de  construção do saber, da investigação científica e instância  socializante, para tanto se faz necessário por em prática um novo  projeto de educação pautado não apenas no ensino, mas primordialmente na  pesquisa e na extensão. Estas práticas, inter-relacionadas, garantirão  não só a difusão do conhecimento, como também distribuição do  conhecimento, instrumento fundamental, nos nossos contextos, de  sobrevivência e justiça social.
Enfim, é prerrogativa do III FIPED  discutir a graduação a partir de uma nova dinâmica, para além do ensino,  centrada na iniciação científica, como forma de produzir conhecimento  novo, o que possibilitará formar professores(as) com um perfil  diferenciado. Não mais queremos uma Graduação como mero local de  transmissão de conhecimento formal, portadora dos ditames da conservação  e reprodução da sociedade. Almejamo-la como lugar de consecução de  ações de caráter educativo, científico, social, cultural, e tecnológico.  Estimular a inserção do corpo discente na pesquisa, na extensão e nos  grupos de trabalho e estudo tão logo ingressem na universidade deve se  constituir em prerrogativa para todas as graduações envolvidas com a  educação e, em particular, com a formação de professores(as) em geral.
INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES
As inscrições estaão abertas desde o dia 24/05 indo até 30 de outubro* de 2010 e deverão ser efetivadas através do preenchimento do formulário de inscrição online no site do evento (www.uece.br/eventos/3fiped). Valores de inscriçoes constam no edital, link download.
CONFIRMAÇAO DAS INSCRIÇOES
a) O comprovante de pagamento da inscrição deverá ser enviado devidamente pago para o email, iiifipedquixada@gmail.com.
b) O inscrito receberá a confirmação da sua inscrição através de email.
b) O inscrito receberá a confirmação da sua inscrição através de email.
PAGAMENTO
O inscrito deverá efetuar o pagamento nominal para Jorge Alberto Rodriguez e Lilian Mara Trevissam
Tavares, na Conta: 32.960 – 6, Agência: 0241-0, BANCO DO BRASIL impreterivelmente na boca do
caixa.
*ou até esgotarem as vagas.*
*total de vagas para alojamento a ser divulgada.
Tavares, na Conta: 32.960 – 6, Agência: 0241-0, BANCO DO BRASIL impreterivelmente na boca do
caixa.
*ou até esgotarem as vagas.*
*total de vagas para alojamento a ser divulgada.
Dúvidas  ou outras informações utilize Fale conosco ou ligue para (88) 3445-1039 ou (88) 3445- 1036.
Lista de GT's a serem escolhidos no item segmentos para apresentaçao de trabalhos:
GT – 01 – Educação Infantil.
GT – 02 – Currículo, práticas educativas e formação docente.
GT – 03 – Práticas Pedagógicas: educação a distancia e novas tecnologias.
GT – 04 – Prática educacional, inclusão e exclusão.
GT – 05 – Formação profissional: educação e mercado.
GT – 06 – Visões multifacetadas da pesquisa na área da educação.
GT – 07 – Formação de professores e os desafios da pesquisa na
universidade.
GT – 08 – Alfabetização e letramento: estudo, organização e funcionamento do
texto.
GT – 09 – Gestão escolar.
GT – 10 – Universidade: políticas educativas e ensino superior.
GT – 11 – O curso de Pedagogia no contexto do capitalismo contemporâneo.
GT – 12 – O cotidiano escolar: violência, rebeldia, conflitos e resistências da
sala de aula.
GT – 13 – Literatura e arte-educação: realidade, linguagens e estilos.
GT – 14 – Literatura infanto-juvenil: o lúdico na escola
GT – 15 – Saúde coletiva e elementos educativos.
GT – 16 – Educação do e no campo.
GT – 17 – Estágio supervisionado: diálogo e troca de experiências na formação
docente.
GT – 18 – Educação, meio ambiente e dilemas urbanos.
GT – 19 – Sociedade estética e cultura.
GT - 20 – Estudo da cultura afro-brasileira: discursos e práticas pedagógicas.
GT – 21 – Educação física: o corpo em debate.
GT – 22 – Mídia, educação e comunicação.
GT – 23 – Cultura popular: tradição, memória, identidade e patrimônio.
GT – 24 – Trabalho, educação e luta de classes.
GT – 25 – Diversidade sociocultural e educação.
GT – 26 – Ser social, história, natureza e ciência.
GT –– 27 – Educação de jovens e adultos.
GT – 28 – Educação, gênero e diversidade sexual.
GT – 29 – Os desafios no ensino da Língua Portuguesa.
GT – 30 – Educação Matemática.
GT – 31 – O ensino de Química.
GT – 32 – O ensino de Geografia.
GT – 33 – O ensino de Física.
GT – 34 – O ensino de História.
GT – 35 – O ensino de Biologia.

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário