sábado, 24 de julho de 2010

III Fórum Internacional de Pedagogia-FIPED

 

 
O III Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED será realizado, em 2010, em Quixadá-Ceará-Brasil. Este tem o objetivo de ser um ambiente de debate nacional e internacional, sobre a pesquisa na graduação que congregue profissionais e estudantes de Pedagogia e demais áreas da educação, visando assumir a causa da articulação entre ensino, pesquisa e extensão também na Graduação em Pedagogia e demais áreas de formación de docentes.
A criação desse espaço de discussão começou a se delinear em decorrência da reformulação do currículo dos Cursos de Pedagogia que dentre outra exigências, tem-se como necessidades emergentes a compreensão dos professores universitários como capazes de conduzir as aulas da Graduação em Pedagogia de tal forma que os discentes possam articular, desde os primeiros dias de aula, o aparato teórico da disciplina a um trabalho de investigação acerca de um tema de seu interesse, possibilitando ao aluno exercitar a sua própria palavra, dando os primeiros passos para a construção da autonomia profissional e intelectual por meio da pesquisa.
A programação do FIPED se constitui de conferências e palestras que serão realizadas por professores convidados, nas quais enfocarão políticas e experiências de pesquisa na graduação. Já as oficinas primam pela elaboração de um pré-projeto de pesquisa individual, constituindo-se, portanto, em instrumentos fundamentais para que o Fórum cumpra seu objetivo de criar um lugar no qual o graduando se engaje sistematicamente na pesquisa. As oficinas visam, portanto, a suprir uma lacuna específica percebida ao longo da história do Curso de Pedagogia de que muitos alunos estudam em Universidades em que a pesquisa não se faz ou está pouco presente.
Dessa forma, integrando o Fórum, estes estudantes participam de palestras que discutem a importância da pesquisa na graduação, interagem com colegas de outras IES, apresentando suas pesquisas e, ao retornarem para suas instituições, levam, além do debate e do relato do que presenciaram, o pré-projeto como algo concreto sobre como começar sua efetiva participação na pesquisa.  Portanto, as oficinas, integrantes do projeto geral do FIPED, visam a proporcionar um espaço para os graduandos em Pedagogia se engajarem em um trabalho pontual para obter, minimamente, a instrumentalização necessária para iniciar suas pesquisas individuais. Dessa forma, o aluno deve ir ao FIPED preparado para produzir, observando os eixos que se articulam na oficina, a apresentação da área e a escrita de um pré-projeto.
Assim, evidencia-se, portanto, o mérito desse Fórum na tomada de consciência da importância da pesquisa na graduação, ao mesmo tempo em que se institucionalizam as práticas de pesquisas na graduação em Pedagogia e demais licenciaturas, por parte de muitos professores. Espera-se, que com a realização do III FIPED, possa-se contribuir para que mais alunos se envolvam no processo de investigação e para que aqueles que já estão envolvidos em tal processo possam ter um espaço para problematizar suas pesquisas.
O I Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED aconteceu na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN – Campus de Pau dos Ferros, nos dias 27 e 28 de novembro de 2008, estruturado na discussão sobre a importância da PESQUISA e da EXTENSÃO como elementos constitutivos da formação em Pedagogia e demais profissionais da área de educação.
No ano de 2009 foi realizada a II versão do Encontro na Universidade Estadual da Paraíba – Campus de Campina Grande, no período de 25 a 27 de novembro, quando, assim como no Fórum anterior, constitui-se em espaço para apresentação das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Graduação em Pedagogia e demais áreas envolvidas com a educação e formação docente. Isto posto, conscientes da importância da pesquisa e da extensão, o Fórum permanecerá com sua atenção centrada na figura do(a) graduando(a) e, através das atividades estruturadas para o evento procurará apresentar a(o)s participantes alternativas de inserção no mundo da pesquisa e da extensão, concebidas como base para a produção de um conhecimento efetivo do contexto no qual os(as) futuros(as) profissionais estarão inseridos(as).

Deste modo, as OFICINAS são espaços de destaque do evento e continuarão voltadas para elaboração de PRÉ-PROJETOS de pesquisa, oferecendo diretrizes e apresentando possibilidades de questões investigáveis, a partir das temáticas específicas tratadas em cada uma delas, objetivando mostrar a(o) graduando(a) o que e como se pesquisa em determinada área. Assim, o evento não discute uma temática específica, mas todas as questões relacionadas à educação brasileira, e de outros contextos similares, da Educação Infantil ao Ensino Superior.
Em termos gerais, pretendemos contribuir para a efetivação de modelo de universidade, capaz de desenvolver, na sua plenitude, as suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural, pois almejamos ser, também a graduação, um espaço de construção do saber, da investigação científica e instância socializante, para tanto se faz necessário por em prática um novo projeto de educação pautado não apenas no ensino, mas primordialmente na pesquisa e na extensão. Estas práticas, inter-relacionadas, garantirão não só a difusão do conhecimento, como também distribuição do conhecimento, instrumento fundamental, nos nossos contextos, de sobrevivência e justiça social.
Enfim, é prerrogativa do III FIPED discutir a graduação a partir de uma nova dinâmica, para além do ensino, centrada na iniciação científica, como forma de produzir conhecimento novo, o que possibilitará formar professores(as) com um perfil diferenciado. Não mais queremos uma Graduação como mero local de transmissão de conhecimento formal, portadora dos ditames da conservação e reprodução da sociedade. Almejamo-la como lugar de consecução de ações de caráter educativo, científico, social, cultural, e tecnológico. Estimular a inserção do corpo discente na pesquisa, na extensão e nos grupos de trabalho e estudo tão logo ingressem na universidade deve se constituir em prerrogativa para todas as graduações envolvidas com a educação e, em particular, com a formação de professores(as) em geral.

INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES 

As inscrições estaão abertas desde o dia 24/05 indo até 30 de outubro* de 2010 e deverão ser efetivadas através do preenchimento do formulário de inscrição online no site do evento (www.uece.br/eventos/3fiped). Valores de inscriçoes constam no edital, link download.

CONFIRMAÇAO DAS INSCRIÇOES
a) O comprovante de pagamento da inscrição deverá ser enviado devidamente pago para o email, iiifipedquixada@gmail.com.
b) O inscrito receberá a confirmação da sua inscrição através de email.
PAGAMENTO
O inscrito deverá efetuar o pagamento nominal para Jorge Alberto Rodriguez e Lilian Mara Trevissam
Tavares, na Conta: 32.960 – 6, Agência: 0241-0, BANCO DO BRASIL impreterivelmente na boca do
caixa.
*ou até esgotarem as vagas.*
*total de vagas para alojamento a ser divulgada.
Dúvidas ou outras informações utilize Fale conosco ou ligue para (88) 3445-1039 ou (88) 3445- 1036.
Lista de GT's a serem escolhidos no item segmentos para apresentaçao de trabalhos:
GT – 01 – Educação Infantil.
GT – 02 – Currículo, práticas educativas e formação docente.
GT – 03 – Práticas Pedagógicas: educação a distancia e novas tecnologias.
GT – 04 – Prática educacional, inclusão e exclusão.
GT – 05 – Formação profissional: educação e mercado.
GT – 06 – Visões multifacetadas da pesquisa na área da educação.
GT – 07 – Formação de professores e os desafios da pesquisa na
universidade.
GT – 08 – Alfabetização e letramento: estudo, organização e funcionamento do
texto.
GT – 09 – Gestão escolar.
GT – 10 – Universidade: políticas educativas e ensino superior.
GT – 11 – O curso de Pedagogia no contexto do capitalismo contemporâneo.
GT – 12 – O cotidiano escolar: violência, rebeldia, conflitos e resistências da
sala de aula.
GT – 13 – Literatura e arte-educação: realidade, linguagens e estilos.
GT – 14 – Literatura infanto-juvenil: o lúdico na escola
GT – 15 – Saúde coletiva e elementos educativos.
GT – 16 – Educação do e no campo.
GT – 17 – Estágio supervisionado: diálogo e troca de experiências na formação
docente.
GT – 18 – Educação, meio ambiente e dilemas urbanos.
GT – 19 – Sociedade estética e cultura.
GT - 20 – Estudo da cultura afro-brasileira: discursos e práticas pedagógicas.
GT – 21 – Educação física: o corpo em debate.
GT – 22 – Mídia, educação e comunicação.
GT – 23 – Cultura popular: tradição, memória, identidade e patrimônio.
GT – 24 – Trabalho, educação e luta de classes.
GT – 25 – Diversidade sociocultural e educação.
GT – 26 – Ser social, história, natureza e ciência.
GT –– 27 – Educação de jovens e adultos.
GT – 28 – Educação, gênero e diversidade sexual.
GT – 29 – Os desafios no ensino da Língua Portuguesa.
GT – 30 – Educação Matemática.
GT – 31 – O ensino de Química.
GT – 32 – O ensino de Geografia.
GT – 33 – O ensino de Física.
GT – 34 – O ensino de História.
GT – 35 – O ensino de Biologia.


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