sábado, 3 de outubro de 2009

MEC conversa com reitores na próxima semana; ainda não há definição de nova data para o Enem

Representantes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e do Ministério da Educação terão uma reunião na próxima semana com reitores de universidades e institutos federais para discutir a suspensão do Enem.
O exame que seria aplicado a mais de 4 milhões de estudantes neste fim de semana foi cancelado depois que a imprensa descobriu o vazamento do material.
Foram convidados para o encontro 55 reitores de universidades e 37 reitores dos Ifets (Institutos Federais de Educação e Tecnologia). A expectativa é que seja discutido o calendário dos vestibulares das instituições. A reunião poderá ocorrer na próxima segunda ou terça.
Ao longo de toda esta sexta-feira (2), integrantes do Inep, do MEC e das empresas que formam o consórcio responsável pela aplicação do Enem redefiniram a logística envolvendo a prova. Contudo, ainda não há previsão de quando será anunciada a nova data do exame.
"Eu gostaria que fosse o mais rápido possível", disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.
A data pode ser divulgada ao final da reunião, com previsão de prolongamento por todo o fim de semana e até segunda-feira.

Onde aconteceu o vazamento?

"O consórcio apresentou todo o plano logísitico, todas as medidas tomadas. Mas nem o Inep, nem o MEC, nem o consórcio sabe onde a prova foi violada. Isso é uma coisa que nós não sabemos, que a PF (Polícia Federal) está investigando", disse Fernandes.
Questionado sobre qual garantia poderia ser dada de que o incidente não se repitirá, o presidente do Inep disse que "não queria que tivesse (ocorrido) nem nesse". "A ideia é que não se repita."
A presidente do consórcio responsável pela execução do Enem, Itana Marques Silva, negou que tenha havido "fragilidade" na segurança da prova. E afirmou que, uma vez retomado o processo de aplicação da prova, o trabalho é para que a "tranquilidade seja garantida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário