quarta-feira, 8 de abril de 2009

Bento XVI destinará coleta da Quinta-Feira Santa aos católicos de Gaza



Cidade do Vaticano, 30 mar (EFE).- O papa Bento XVI presidirá todos os ritos da Semana Santa, entre eles os ofícios da Quinta-Feira Santa, quando lavará os pés de 12 homens, em lembrança ao ato de Jesus Cristo com os apóstolos, e destinará a coleta desse dia à pequena comunidade católica da Faixa de Gaza, informou hoje o Vaticano.
Este ano, as meditações da Via-Sacra da Sexta-Feira Santa, que ocorre no Coliseu de Roma, foram encarregadas ao indiano Thomas Menamparampil, arcebispo de Guwahati, no estado de Assam.
Em 5 de abril, no Domingo de Ramos, Bento XVI presidirá de manhã na praça de São Pedro do Vaticano a Procissão de Ramos, que inicia a Semana Santa.
Nesse mesmo dia, a Igreja celebra a Jornada Mundial da Juventude, que este ano tem como lema "Colocamos nossa esperança no Deus vivo".
Durante a mesma, os jovens de Sydney (Austrália) entregarão a Cruz desta jornada à juventude de Madri, onde acontecerá, em 2011, o próximo encontro mundial da juventude católica.
Na Quinta-Feira Santa, dia 9 de abril, oficiará de manhã na Basílica de São Pedro a Missa Crismal. À tarde, irá à basílica de São João de Latrão para realizar os ofícios da Quinta-Feira Santa (a Última Ceia) e, durante a cerimônia, lavará os pés de 12 sacerdotes.
O dinheiro recolhido durante a cerimônia será destinado à pequena comunidade católica de Gaza.
Na Sexta-Feira Santa, dia 10 de abril, lembrará na Basílica de São Pedro a Paixão do Senhor e, no começo da noite, irá ao Coliseu de Roma para presidir a Via-Sacra.
No Sábado de Aleluia, dia 11 de abril, presidirá na Basílica de São Pedro a Vigília Pascal, considerada a "mãe de todas as vigílias", a noite na qual a Igreja permanece à espera da ressurreição do Senhor.
No dia 12 de abril, domingo, oficiará a Missa da Ressurreição, pronunciará a tradicional mensagem de Páscoa e oferecerá a bênção "Urbi et Orbi". EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário